sábado, 12 de maio de 2012

TCEM E.E.Sapopemba / Sugestões...um guia...um Norte...


TCC de Filosofia


Monografiaa de Filosofia


Uma monografia / TECEM de Filosofia, ou um TCC na mesma área do conhecimento, difere de qualquer outro tipo de trabalho monográfico. Nós, da Monografia AC, acreditamos que não seria possível denominar tal texto nem como um trabalho de pesquisa nem a como um texto prático. O que é então? É um apoio bem fundado de uma hipótese, na forma monográfica.
Se você precisa escrever uma monografia ou um TCC em Filosofia, saiba que esta área científica do conhecimento humano é altamente desafiadora, mas que permite um grande reconhecimento pessoal e acadêmico quando se consegue atingir os objetivos propostos. O delineamento de um bom problema de pesquisa, assim como a obtenção de uma discussão filosófica de qualidade propiciam uma agudeza de pensamento que sem dúvida o preparará para destrinchar qualquer outra temática, assim como compreender muito mais o mundo que o rodeia.
Apesar de tais ganhos e justamente pelos desafios, a escrita de monografias ou de artigos científicos desta área essencial do conhecimento humano é bastante difícil para a grande maioria dos alunos. Por isso, é muito importante a pesquisa de vasta lista de bibliografias relacionadas com o tema escolhido para que se possa dominar os vários aspectos já explorados e, assim, construir textualmente sua própria linha de raciocínio.
Por nossa experiência na pesquisa e redação de monografias de Filosofia, por nosso livre acesso a um acervo bibliográfico online e de livros filosoficos, sabemos que quanto mais você ler, mais poderá atingir seus objetivos monograficos, seja em relação ao seu TCC ou a uma dissertação de Mestrado em Filosofia.
Inicie sua monografia sobre o pensamento filosófico com uma declaração clara do problema em questão. É necessário informar o leitor de suas estratégias. A formatação do texto monográfico será similar ao de monografias de outras áreas.
Saiba mais sobre formatação de monografias
Proporcione seu ponto de vista e suporte-o com os dados pertinentes, alicerces sólidos e argumentos ponderados, embasados na bibliografia existente, assim como em seu próprio conhecimento e sua capacidade analítica.Uma habilidade que você deverá desenvolver (em caráter mais simples em uma monografia de graduação, ou um TCC, mas de essencial importância em uma monografia de pós graduação ou uma dissertação de mestrado, é enfocar os argumentos contrários às suas hipóteses. Se você conseguir patentear os seus pontos fracos e ressaltar a ascendência do seu contexto, o sucesso do seu trabalho monográfico está sem dúvida garantido.
Saiba mais sobre dissertação de mestrado
Nos temas de monografias em Filosofia há uma extensa terminologia de definição complexa e inacessível muitas vezes para o leitor comum. Você deve tentar ao máximo evitar o abuso de figuras de linguagem que não estejam contextualizadas com o texto, evitando o preciosismo lingüístico e, assim, favorecendo o leitor.
Às vezes as palavras podem causar sérios equívocos. Às vezes, os estudantes querem impressionar seu orientador e usar palavras complicadas, que não sabem. Redija sua monografia com um texto simples, puro e claro.
Elementos Essenciais em uma Monografia ou um TCC neste ramo do pensamento
Esta disciplina é fundamentada, primordialmente, por questionamentos abstratos, provenientes de quase infinitos pontos de vista e influenciados por vários períodos de tempo, vide os pais da filosofia advirem da Grécia Antiga. Isto ocorre porque, pela própria abstração supracitada, o pensamento é atemporal.
Assim, uma boa monografia filosófica deve ser capaz de formular perguntas e respondê-las, persuadindo o leitor da fundamentalidade das premissas utilizadas para a formulação do objeto de pesquisa.
Isto é possivel com a construção de hipóteses válidas e integrando eficientemente todos os elementos da pesquisa. É justamente por tal integração que se atingirá os objetivos propostos.
Quanto à metodologia de pesquisa, as monografias na área filosofica poderão ser construídas tanto pelo método indutivo como pelo dedutivo. O estabelecimento de relações entre idéias possibilitará ao leitor que tiver acesso ao seu TCC a construção de seu próprio ideário sobre o tema de sua monografia de Filosofia.
Uma monografia filosófica demandará o acréscimo de sua opinião própria sobre o tema. Via de regra, caso não seja possível o uso de tal opinião no corpo monográfico, ele imperiosamente deverá constar na conclusão do seu trabalho de escrita monográfica. Dê a sua opinião.

O uso racional das citações sempre será um claro acréscimo para a qualidade de sua produção textual. Mas você deverá cuidar para combiná-las com suas explicações e sua própria análise.
A bibliografia deverá suficiente para albergar diferentes pontos de vista sobre o assunto e, gradualmente, chegar a alguma conclusão.
A conclusão de sua monografia ou seu TCC pode ser um tanto previsível, ou, pelo contrário, aparentar ser algo extraordinário. Não existe um padrão rigoroso sobre tal aspecto para esta parte do trabalho de pesquisa monográfica. O que importa para seus orientadores é o seu texto ser suficientemente aprofundado em suas razões e argumentos. Sua monografia de Filosofia deve também mostrar seu profundo juízo da tese.
A avaliação recairá sobre a sua conclusão no prazo de sua conexão lógica com os argumentos e razões embasadoras para a produção monográfica de Filosofia.

Uma monografia nesta área pode ser elaborada das mais variadas formas e pode cobrir diversos temas e áreas próprias do tema filosófico, em suas mais diversas áreas.
Por exemplo, como áreas de possível abordagem em monografias ou em TCC poderíamos sugerir:
FILOSOFIA E A EDUCAÇÃO LIBERTADORA- Este tema de monografias e tcc enfoca a importância da educação do indivíduo como elemento de libertação. A Filosofia encontra-se inserida principalmente na discussão, a ser enfocada no texto monográfico, da importância do processo educacional para a liberação do ser. Imagine que se você é capaz de pensar, e o pensamento é uma ação desenvolvida e direcionada pela educação verdadeira, o indivíduo consegue se libertar de vários tipos de prisão, provenientes de si mesmo ou da sociedade em que está inserido.
O MARXISMO - O Marxismo é um tema que sempre será bastante discutido, seja em um artigo científico ou em monografia ou TCC sobre o pensamento filosófico, ou mesmo de outras áreas Humanas, como a História ou a Geografia, ele sempre estará presente. A revolução nas ciências humanas gerada pelas teorias marxistas é paradigmático: a compreensão das lutas de classes sociais como raiz dos problemas humanos propiciou a instalação de vários movimentos de liberdade e de conceituações sobre o papel do homem como ser social, e da ordem vigente.
O BEM E O DIVINO EM PLATÃO - Aspectos da representação do "bem"e da idéia de "divino" na teoria platônica, com todas as suas características teológicas e ideológicas próprias.
A FILOSOFIA MATEMÁTICA PLATÔNICA - Platão tinha a Matemática como linguagem mais eficaz para traduzir a ordem do mundo, em sua perfeição, de forma que é possível dizer que tal ciência tem profundo lastro em suas ideias. Veja neste artigo como as matemáticas são um dos pilares filosóficos para este.
POLÍTICA E CIDADANIA EM ARISTÓTELES - Este filósofo encara o papel político do indivíduo como uma das atividades mais centrais do mesmo, ao inferir que todos são, essencialmente, políticos, por nossa própria natureza gregária. Observe neste trabalho monográfico como o conceito aristotélico de política nasce da obrigatória cidadania a que todos estão expostos.
ROUSSEAU, O CONTRATO SOCIAL E A DEMOCRACIA - Este artigo aborda a conceituaução filosófica de Rousseau sobre o Estado como entidade gerada a partir da aceitação dos indivíduos conformadores das sociedades humanas e como tal realidade contratual se coaduna com o ideário de democracia.
FILOSOFIAS DA EDUCAÇÃO - Aqui se trata o tema das relações filosóficas desta matéria com a Pedagogia e seus processos de aplicação que se fundamentam nas teorias educacionais. Qual o futuro dos processos pedagógicos, suas razões, seus papéis e agentes são questões estudadas nesta área.
- Abordagem do ensino da Filosofia na escola
- Filosofia da Mente e inteligência artificial
- Religião e escolas filosóficas
- Pensamento filosófico e alimentos transgênicos
- Importancia do professor de Filosofia
Todas estas áreas podem cobrir diversos temas específicos, sendo possível, desta forma, elaborar diversas monografias em cada uma delas.
Saiba mais sobre a importância do tema de uma monografia ou um TCC
Veja também temas de monografia e TCC em Sociologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...