segunda-feira, 28 de maio de 2012

Resenha do filme" Um sonho de liberdade" pela visão de Ana Dayse, Ana Chistina e Luana Marques


Resenha do filme" Um sonho de liberdade" pela visão de Ana Dayse, Ana Chistina e Luana Marques

Um sonho de liberdade, lançado no ano de 1994, sob a direção de Frank Darlone, tendo no elenco Tim Robens, e outros foi considerado um dos melhores dramas no cinema.
O filme conta a historia de Andy um banqueiro que foi condenado injustamente pela morte de sua esposa e do seu amante. Na prisão, Andy atraiu a atenção de muitos presidiários pela maneira que se comportava, logo se tornou amigo de todos em especial de Red. A partir dessa amizade o banqueiro começou a usar as suas habilidades nos negócios ganhando dinheiro fácil em situação ilegal pressionado pelo diretor do presídio, apesar de tudo nunca desistiu do seu sonho de liberdade.
O drama chama atenção para as injustiças cometidas dentro de prisões e no caso de Andy seu conhecimento bancário fez com que despertasse a ganância dos guardas e do próprio diretor, assim se tornando um ser corruptível para obter sua liberdade.
O filme “Um sonho de liberdade” foi lançado em 1994 nos Estados Unidos, dirigido por Frank Darabont com os seguintes protagonistas: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, William Sadler, Gil bellows com uma duração de 142 minutos. Recebeu sete indicações ao Oscar: Melhor filme, melhor ator, melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor edição, melhor trilha sonora original, melhor som e duas indicações ao globo de ouro.
Tudo começou com a prisão de um banqueiro chamado Andy vivido por Tim Robbins, condenado a prisão perpétua por ter assassinado a própria esposa e seu amante. Ele foi levado ao presídio de Shawshank, conhecida pela severidade e por jamais ter escapado alguém da prisão. No começo, a vida de Andy vira um inferno, pois ele se recusa a participar de um grupo de homossexuais. Por isso foi espancado brutalmente. Aos poucos ele faz amizade com outro prisioneiro chamado Red, formam uma dupla ímpar sendo que um sonha ter a sua liberdade e o outro já não saberia viver lá fora. Um tempo depois por conhecer profundamente de finanças ele se apresenta para fazer um trabalho para o diretor do presídio, e acaba sendo escolhido para gerenciar a biblioteca da instituição. Sendo manipulado pelo diretor para participar da corrupção. Já seu amigo Red era um homem que conseguia tudo que fosse preciso inclusive cigarros, e algumas ferramentas que Andy necessitava. Durante 20 anos Andy planejou sua fuga, e secretamente combinou com Red um local para se reencontrarem com o dinheiro que tinha roubado. Fugiu deixando pistas bem claras para prender o diretor e seus companheiros. Quando ele descobre que Andy foge da prisão, comete um suicídio e finalmente Andy é livre com o seu amigo Red em uma praia deserta.
O filme passa a mensagem de que sempre haverá luz no fim do túnel, é necessário tão somente levantar-se e dar o primeiro passo em direção da liberdade e do sol. É excelente, pois retrata a crueldade, a corrupção nas prisões e a trajetória dos que a ela se submetem, mostrando a violência, o humor e a esperança de uma maneira agradável.
Tentando relacionar o filme em questão a realidade do sistema prisional Brasileiro, quais questões ( problema) você identifica ? Qual a crítica mais " visível" você percebeu no filme?  Quais pensadores ( Filósofos, Sociólogos, Historiadores) você traçaria um paralelo com o drama vivido por Tim Robens ( protagonista do Filme )?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...