sábado, 14 de abril de 2012


Valor: 2,0
Data de Entrega e apresentação: em sala de aula (de acordo com a aula semanal de sua turma).
Realização do Estudo Dirigido: em Duplas.

LEIA O TEXTO: "AS VERDADES DA RAZÃO "

Que se encontra após essas orientações e

Faça as atividades solicitadas nas tarefas abaixo:
TAREFAS
1) - Discuta com colegas sobre o texto que você leu e ELABORE uma Dissertação (minimo de 20 linhas e 03 parágrafos)  com o seguinte tema: 



"A RACIONALIDADE É CONSTRUÍDA MEDIANTE O ESFORÇO PESSOAL DE ARGUMENTAÇÃO E DIÁLOGO".

2) - "A verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida". Explicar (em sala-de-aula) como você percebe a necessidade de compreender o mundo, ou seja, a realidade na qual você também faz parte. Qual a importância e a necessidade de conhecer para que possa haver a compreensão da história do pensamento humano?

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO DIRIGIDO

  • O Estudo Dirigido proposto têm como finalidade de compor a avaliação da disciplina e deverá ser trabalhado/debatido e apresentado em sala de aula.
  • O trabalho poderá ser feito em duplas, o que não impede de três ou mais alunos se reunirem para realizá-lo em conjunto e entregarem as suas respectivas tarefas individualmente e feitas “de próprio punho”.
  • Os trabalhos feitos em computador deverão observar regras de digitação.
  • Se dois ou mais trabalhos, feitos em computador ou manuscrito, forem cópias, a pontuação de todos eles terá, no máximo, a metade dos pontos definida para cada questão.
  • Não serão aceitos trabalhos enviados por e-mail.
  • Dúvidas poderão ser esclarecidas em sala de aula ou por e-mail para filosofo@globo.com

      LEIA O TEXTO ABAIXO:


AS VERDADES DA RAZÃO

                         "Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível" 
(René Descartes)

           "Raciocinar não é algo que aprendemos em solidão, mas algo que inventamos ao nos comunicar e nos confrontar com os semelhantes: toda razão é fundamentalmente conversação. 'Conversar" não é o mesmo que ouvir sermões ou atender a vozes de comando. Só se conversa - sobretudo só se discute - entre iguais. O hábito filosófico de raciocinar nasceu na Grécia. [...] Afinal de contas, a disposição a filosofar consiste em decidir-se a tratar os outros como se também fossem filósofos: oferecendo-lhes razões, ouvindo a deles e construindo a verdade, sempre em dúvida, a partir do encontro entre umas e outras. Em resumo, buscando a verdade.

              Essa é justamente a missão da razão cujo uso todos nós compartilhamos. [...] Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos para que neles nos encerremos como forma de autoafirmação pessoal: 'ter' uma opinião não é 'ter' uma propriedade que ninguém tem o direito de nos arrebatar. Oferecemos nossa opinião aos outros para que a debatam e por sua vez a aceitem ou refutem, não simplesmente para que saibam 'onde estamos e quem somos'. E é claro que nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que têm melhores argumentos a seu favor e as que melhor resistem à prova de fogo do debate com as objeções que lhe sejam colocadas.

            [...] A razão não está situada como um árbitro semidivino acima de nós para resolver nossas disputas; ela funciona dentro de nós e entre nós. Não só temos que ser capazes de exercer a razão em nossas argumentações como também - e isso é muito importante e, talvez, mais difícil ainda - devemos desenvolver a capacidade de ser convencidos pelas melhores razões, venham de quem vierem. [...] A partir da perspectiva racionalista, a verdade buscada é sempre resultado, não ponto de partida: e essa busca inclui a conversação entre iguais, a polêmica, o debate, a controvérsia. Não como afirmações da própria subjetividade, mas como caminho para alcançar uma verdade objetiva através das múltiplas subjetividades."



SAVATER, Fernando. "As verdades da razão." Em: As perguntas da vida. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 43-44

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