quarta-feira, 2 de maio de 2012


Filosofia, mito e jogos de vídeogame

Todos sabem que vídeogame são muito populares entre os jovens. Muito se fala sobre os pontos negativos deste tipo de aparelho de entreterimento. No entanto, se observarmos a questão de forma aberta e sem preconceito podemos perceber que os jogos de vídeogame podem contribuir positivamente com a formação dos estudantes. Atualmente governos e instituições se dedicam a criar jogos educacionais para aproximar o conhecimento ciêntifico do cotidiano dos estudantes(em história, temos um projeto de jogo sobre a cabanagemem, em física e matemática diversos jogos em flash pela internet). No que toca a disciplina Filosofia vemos em muitas oportunidades a utilização dos mitos gregos para construção dos jogos.

Abaixo alguns exemplos destes jogos.

God of War
Neste conhecido game o jogador controla um personagem inventado exclusivamente para o jogo, no entanto, o game é ambientalizado na grécia mitológica e conta com muitos personagens oriundos da mitologia grega. Em alguns pontos da história do game podemos ver através de elaboradas animações computadorizada versões para trechos da mitologia (como por exemplo a história de Zeus e o tormento de prometeu).



Age of mythology
Neste jogo de estratégia o jogador controla um personagem inventado pelos criadores do jogo. O enrredo do jogo estárelacionado a guerra de Troia e em muitos momentos podemos ver personagens e fragmentos narrativos da mitologia grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...