sexta-feira, 13 de abril de 2012

ROTEIRO DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES



Para elaborar um bom trabalho escolar, é necessário, primeiramente, escolher e delimitar o tema a ser estudado. Em seguida, é preciso pesquisar, compreender, analisar os fatos, sintetizar as idéias e avaliar as informações coletadas. O aluno deve sempre se lembrar que escrever é como enviar um recado.


Todo recado precisa ser bem decodificado pelo leitor; assim, um bom texto deve conter as seguintes características:

 Clareza: o texto é claro quando é facilmente entendido, sem provocar dúvidas no seu leitor.

 Concisão: é a qualidade do texto em ser preciso, sem rodeios de palavras.

 Coesão: é o uso dos conectivos adequados à correta ligação entre palavras e frases no texto.

 Coerência: é a lógica na seqüência entre as idéias e palavras que se relacionam no texto.

 Correção gramatical: é o uso da língua segundo os padrões da norma culta.


Um bom trabalho escolar, além de bem escrito, deve conter a seguintes partes:

1. Capa: a capa deve trazer a identificação da escola, o título do trabalho, os nomes dos componentes do grupo, seus números na chamada, local e data.

2. Sumário: relaciona capítulos e demais partes do trabalho, acrescentando à frente a paginação. Os números das páginas só aparecem a partir da introdução.

3. Introdução: apresenta o tema do trabalho, os seus objetivos e suas prováveis conclusões. Funciona como uma apresentação do conteúdo e da justificativa do trabalho.

4. Desenvolvimento: o desenvolvimento do trabalho deve conter o conteúdo pesquisado e sintetizado pelo aluno. Ele deve ser organizado em capítulos ou seções numeradas. Cada parte deve constar em páginas separadas.

5. Conclusão: traz um resumo das informações apresentadas anteriormente, evidencia as conquistas alcançadas, os sucessos e o aprendizado adquirido com o trabalho.

6. Referências bibliográficas: traz a lista em ordem alfabética dos livros, sites, revistas e obras consultadas. Ex: ABREU, Antônio Soares. Curso de Redação. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1991. 205 p.

7. Anexos: são documentos ou informações como gráficos, tabelas, fotos, reportagens e folhetos que complementam e comprovam as informações do trabalho. Nessa parte, entram os dados relevantes, mas que não ficariam bem no desenvolvimento do trabalho.

Lembretes:

 Um bom trabalho também precisa estar bem apresentado, limpo, escrito com boa letra ou digitado e em papel adequado.

 Evite fazer cópia dos livros consultados. Isso não caracteriza uma pesquisa. Você precisa saber como resumir, analisar e parafrasear a idéias de outros.

 Garanta o bom entendimento do seu texto, para isso tenha cuidado com frases inacabadas, parágrafos muito longos e idéias desconexas.

 Sugestão: sempre leia o seu texto antes de entregá-lo, pois uma boa revisão pode evitar alguns problemas pequenos, como: ortografia errada, esquecimento de acentos e de pontuação, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...