sexta-feira, 20 de abril de 2012

ATIVIDADES 2º A,E,F,G,H,I

FILOSOFIA - EUTANÁSIA

É uma forma de apressar a morte de um doente incurável, sem que esse sinta dor ou sofrimento. A ação é praticada por um médico com o consentimento do doente, ou da sua família. A eutanásia é um assunto muito discutido tanto na questão da bioética quanto na do biodireito, pois ela tem dois lados, a favor e contra. É difícil dizer qual desses lados estaria correto: de que forma deve-se impor a classificação do certo e errado neste caso?

UM apresentador da rede britânica BBC foi preso após ter revelado em um programa de TV que sufocou seu ex-parceiro que sofria de Aids para poupá-lo de uma “dor terrível”. Ray Gosling, de 70 anos, contou aos telespectadores do programa Inside Out que tinha um pacto com seu antigo parceiro – cujo nome não revelou – de pôr fim à vida dele caso a dor da doença se tornasse insuportável e não houvesse mais esperança de tratamento. A confissão, e a consequente prisão do apresentador, coloca mais uma vez no centro da discussão a eutanásia e os métodos de suicídio assistido.

A difícil escolha de tirar a vida de um paciente que sofre ou optar por prolongá-la é uma decisão rodeada por muitas dúvidas. Os motivos usados para justificar a prática são muitos. O mais comum é que se quer abreviar o sofrimento daquele doente. Outra é que a própria família já não aguenta o padecimento. Mas há também razões práticas, como a necessidade de abrir vaga na UTI para alguém que tenha mais chances de sobreviver ou a falta de cobertura de um plano de saúde.

Em 2005, o drama era vivido pela americana Terri Schiavo, uma mulher de 41 anos que estava havia quinze anos em estado vegetativo. O grande impasse ocorria devido a uma batalha judicial movida pelos pais dela, que eram contra a suspensão de auxílio médico, e o marido, guardião legal que pedia pela eutanásia. Como se não bastasse a disputa familiar, o caso de Terri tornou-se bandeira para os grupos que defendem e repudiam a prática. Seu caso também entrou no radar dos políticos: os parlamentares republicanos e o então presidente George W. Bush se mostraram pessoalmente empenhados em “salvar a vida” de Terri, para agradar a seus eleitores.

No mesmo ano, outros dois casos polêmicos. O primeiro envolvia uma família holandesa que pediu para que os médicos interrompessem a vida de sua filha recém-nascida – prática que até então não era permitida pela legislação daquele país. Já o segundo era protagonizado por médicos americanos da cidade de Nova Orleans que foram denunciados após terem praticado eutanásia em pacientes que foram vítimas do furacão Katrina. Em sua defesa, eles teriam justificado a ação afirmando que os enfermos não teriam condições de sobreviver até a chegada do socorro.

http://veja.abril.com.br/blog/acervo-digital/medicina/eutanasia-a-discussao-sobre-a-escolha-pela-morte/

No Brasil, a eutanásia é considerada homicídio, já na Holanda é permitida por lei.
Um dos casos mais recentes de eutanásia é o da americana Terri Schiavo: seu marido entrou com um pedido na justiça para que os aparelhos que mantinham Terri viva fossem desligados.

 
  

__________________________________________________________________________________

Do ponto de vista a favor, ela seria uma forma de aliviar a dor e o sofrimento de uma pessoa que se encontra num estado muito crítico e sem perspectiva de melhora, dando ao paciente o direito de dar fim a sua própria vida.

Do ponto de vista contra, a eutanásia seria o direito ao suicídio, tendo em vista que o doente ou seu responsável teria o direito de dar fim a sua vida com a ideia de que tal ato aliviaria sua dor e sofrimento.

OBSERVANDO TODOS OS RELATOS ACIMA FAÇA SEU COMENTÁRIO E DEFENDA SEU PONTO VISTA CONTRA OU A FAVOR.
NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME, NÚMERO E SÉRIE.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...