sexta-feira, 20 de abril de 2012


ATIVIDADES 1º A, B, C, D, E



 A imagem acima nos faz entender que no decorrer da históriaa forma que produzimos e consumimos muda. O ser humano muda, as relações sociais muda…

Quando vamos a um supermercado e compramos gêneros alimentícios, bebidas, calçados, material de limpeza, etc., estamos adquirindo bens. Da mesma forma, quando pagamos a passagem do ônibus ou uma consulta medica, estamos pagando um serviço.

Ao viverem em sociedade, as pessoas participam diretamente da produção, da distribuição e do consumo de bens e serviços, ou seja, participam da vida econômica da sociedade. Assim, o conjunto de indivíduos que participam da vida econômica de uma nação é o conjunto de indivíduos que participam da produção, distribuição e consumo de bens e serviços.
Ex: operários quando trabalham estão ajudando a produzir, quando, com o salário que recebem, compram algo, estão participando da distribuição, pois estão comprando bens e consumo. E quando consomem os bens e os serviços que adquiriram, estão participando da atividade econômica de consumo de bens e serviços.
O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade.
Modo de produção = forças produtivas + relações de produção


Resumindo
Para produzir os bens de consumo e de serviço de que necessitamos, os homens estabelecem relações uns entre os outros. As relações que se estabelecem entre os homens na produção, na troca e na distribuição dos bens são as relações de produção.
]
Nos últimos anos temos visto uma revolução tecnológica crescente e que tem trazido novos direcionamentos econômicos, culturais, sociais e educacionais à sociedade. A acelerada transformação nos meios e nos modos de produção, causada pela revolução tecnológica focaliza uma nova era da humanidade onde as relações econômicas entre as pessoas e entre os países e a natureza do trabalho sofrem enormes transformações.
Fonte: Livro Introdução à Sociologia (Pério Santos de Oliveira – Ed Ática)




O vídeo e o texto trazem duas situações: 
O homem  produz e compra e participa da economia;
O mesmo homem produz mas acaba falsificando e não repassa esse dinheiro para economia que deveria. 

RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO:

HOJE EM DIA, COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA EXISTEM MUITOS PRODUTOS  DE DIVERSAS TECNOLOGIAS, PRODUZIDO PELOS MEIO DE PRODUÇÃO E É COMUM ENCONTRAR PESSOAS QUE USAM PRODUTOS DE QUALIDADE DUVIDOSA, OU SEJA, FALSIFICADO.
NA SUA OPINIÃO O QUE VOCÊ ACHA DESSA SITUAÇÃO ONDE MUITOS PREFEREM O PRODUTOS ORIGINAL E UMA GRANDE PARCELA ACHA MELHOR TER O PRODUTO FALSIFICADO SÓ PARA TER O GOSTO DE TE-LO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...