E.E.SAPOPEMBA - Atividade de Filosofia 1 º Bimestre (3 ª A –
Contínua) 5,0 Pontos
O
filme aborda a questão educacional, auferindo uma crítica ao modelo
tradicional e conservador, como sendo mero formador de pessoas
quadradas, sem opiniões, uma vez que suas idéias são idéias de
autores famosos. “É preciso rasgar as introduções e extinguir o
ensino de técnicas de entendimento da poesia, criar a sua maneira de
pensar” ( frase baseada numa cena do filme) e, sobretudo, a
questão do viver intensamente a cada momento da vida expressa na
frase “ carpe diem, rapazes: aproveitem o dia!”. Com efeito, o
filme, sendo uma obra de arte, evidentemente, pode possibilitar aos
telespectadores perspectivas diferentes, no que tange a sua análise.
Uma das cenas mais dramáticas do filme, corresponde à qual um
personagem de nome Neil Perry , motivado pela idéia da “Sociedade
dos Poetas Mortos” (sociedade que existira quando o professor
Keating foi estudante naquele colégio), de ser livre pensador, de
ser construtor de sua própria saga, se descobre com dotes
excepcionais para representar peças de teatro. Porém, tal
capacidade, colidia com o que seu pai queria que o fosse. ..Depois de
uma longa tentativa em convencer seu pai que o deixasse ser o que
queria, sem êxito, Neil, que se descobria livre, que não pensava
mais segundo as convicções de outrem, revoltado com a atitude
autoritária de seu pai, caí em desespero e prática o suicídio.
Ora, a cena torna-se impreterivelmente necessária associá-la ao
existencialismo, sobretudo às idéias de Sartre, uma vez que o
filósofo enfatiza que o homem esta condenado a liberdade, que
precisa assumir as próprias escolhas, posto que é responsável pela
sua história. Com efeito, Neil, ao se descobrir que era o
responsável pelas suas decisões, que nenhuma outra pessoa poderia
salvá-lo de sua liberdade, por primeiro ele se angustia e vive num
dilema profundo, pois seu pai o impedia de representar, em outras
palavras, fazer sua escolha e, se o fizesse, bateria de frente com o
seu pai. Angustiado, cai em desespero e não tendo equilíbrio
suficiente para escolher a vida, escolhe a morte. O personagem Neil
ao escolher a morte, não deixou de escolher em liberdade, pois a
morte foi uma escolha: a de deixar de existir..
Observamos
ainda na cena a capacidade humana de acabar com a vida humana, isto
é, quando a sua liberdade é cerceada. Podemos entender o porque
muitas pessoas em momentos de regimes autoritários, mesmo sabendo
que suas idéias podem levá-los à morte, não se amedrontam e
difundem suas idéias, de maneira cada vez mais intensa. Quando o
personagem escolhe a morte, diferentemente de Sócrates que afirmava
ser bom a morte, porém que não era justo praticá-la com sua
própria mão, o jovem toma uma posição compreensível ao
existencialismo que entende que o homem ao se perceber responsável
pelo que é, que está desamparado no mundo e ninguém pode salvá-lo
dessa situação, está, também, sujeito ao “suicídio” ( essa
conclusão é baseado na leitura que faço acerca de Sartre), Porém,
num determinado aspecto, o jovem igualmente a Sócrates, entrega sua
vida pelos seus ideais, uma vez que a cena pode muito bem
sensibilizar um pai a não ser semelhante ao pai do personagem; nesse
sentido, a atitude do jovem engaja a toda a humanidade a lutarem por
seus ideais, e, os pais, a entenderem melhor as vontades e desejos de
seus filhos. Assim, a liberdade humana é o que o homem tem como
riqueza imprescindível, pois se ele a negar, mesmo assim, tal
atitude será fruto de sua liberdade. Portanto, é possível afirmar
que a liberdade se manifesta na construção de um ser e, a saber,
associa-se a um ideal que pretende engajar a toda humanidade, no caso
da cena do filme, o de ser livre para escolher o que ser na vida.
1
)
Elabore um texto dissertativo ( argumentativo ) tendo como
referência ( sugestão ) as questões apresentadas a seguir.( Você
tem autonomia, se assim o quiser, de escolher uma delas e aprofundar
seu texto )
- Analisar o formato da proposta educacional da escola.
- Analisar a relação professor e aluno, professor e escola.
- Descrever o comportamento da família e escola, família e aluno.
- Qual a diferença entre o conhecimento baseado na aprendizagem mnemônica e aprendizagem voltada para construção do sujeito.
- Qual o significado da cena dos garotos andando na escuridão com uma lanterna?
- Qual é a representação da entrada na caverna durante a noite?
- Qual o significado dos garotos subirem nas carteiras e o professor observar pela fresta da porta?
- Quebra de barreiras impostas pela sociedade, família e instituição.
- Limites que o professor deve respeitar entre cumprir as normas da didática convencional e mostrar novos caminhos possíveis aos alunos.
- Novas possibilidades e visualizações acerca do mundo.
2 )
O filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, mostra claramente o papel
de aparelho ideológico que a escola assume, Naquela escola
considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram
usados no sentido de coibir a expressão e a valorização do
pensamento livre.Com base nas informações do texto abaixo e em
seus conhecimentos sobre o autor Michel Foucault,
que tipo de relação (
aproximação ) pode-se perceber entre as características
educacionais( culturais , político-pedagógicas ) daquela escola e o
pensamento do Filósofo Foucault em sua Obra ( Vigiar e Punir ).
(
Cena do Filme : Sociedade dos Poetas Mortos )
( panóptico )
O
poder em todas as sociedades está ligado ao corpo. É sobre ele que
se impõem as obrigações, as limitações e as proibições. Daí
surge à noção de docilidade, o corpo dócil pode ser submetido,
utilizado, transformado, aperfeiçoado em função do poder. Partindo
de tal pressuposto, a disciplina é um meio pelo qual se consegue ao
mesmo tempo ordenar e tornar útil os indivíduos aos quais ela é
imposta, para determinadas atividades, ou como ele se refere a essa
idéia, “docilizar” e “adestrar” ou ainda “fabricar” tais
indivíduos com determinado propósito. A distribuição dos
indivíduos no espa Os meios pelos quais se impõe a disciplina são:
a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame, e
mais uma vez não é difícil contemporaneizar tais meios. Há, no
entanto uma diferença notável. A de que a disciplina não vai
funcionar nessas sociedades somente como um poder de coerção para a
fabricação de indivíduos dóceis, mas um poder que se propõe
fundamentalmente fabricar uma sociedade normalizada. O que vemos
novamente é uma estreita ligação dessas relações, no que se
observa que vivemos numa sociedade panóptica.ço é o primeiro passo
da disciplina. É preciso separar os corpos, mas torná-los visíveis
para a observação. Em termos de educação da época, são
múltiplas e variadas as disciplinas impostas nos exércitos, nas
escolas, nos conventos e nas fábricas. Mas, de um modo geral, o
elemento básico visa à distribuição hierárquica dos indivíduos
dentro do espaço social. Esse sistema é o quadriculamento, no qual
cada um se define pelo lugar que ocupa na série.
http://www.youtube.com/watch?v=MVSx0N9InJo&feature=colike
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