sexta-feira, 20 de abril de 2012


E.E.SAPOPEMBA  - Atividade de Filosofia 1 º Bimestre (3 ª A – Contínua) 5,0 Pontos
Algumas Considerações sobre o Filme ( Sociedade dos Poetas Mortos ) Prof-Fábio Valverde

O filme aborda a questão educacional, auferindo uma crítica ao modelo tradicional e conservador, como sendo mero formador de pessoas quadradas, sem opiniões, uma vez que suas idéias são idéias de autores famosos. “É preciso rasgar as introduções e extinguir o ensino de técnicas de entendimento da poesia, criar a sua maneira de pensar” ( frase baseada numa cena do filme) e, sobretudo, a questão do viver intensamente a cada momento da vida expressa na frase “ carpe diem, rapazes: aproveitem o dia!”. Com efeito, o filme, sendo uma obra de arte, evidentemente, pode possibilitar aos telespectadores perspectivas diferentes, no que tange a sua análise. Uma das cenas mais dramáticas do filme, corresponde à qual um personagem de nome Neil Perry , motivado pela idéia da “Sociedade dos Poetas Mortos” (sociedade que existira quando o professor Keating foi estudante naquele colégio), de ser livre pensador, de ser construtor de sua própria saga, se descobre com dotes excepcionais para representar peças de teatro. Porém, tal capacidade, colidia com o que seu pai queria que o fosse. ..Depois de uma longa tentativa em convencer seu pai que o deixasse ser o que queria, sem êxito, Neil, que se descobria livre, que não pensava mais segundo as convicções de outrem, revoltado com a atitude autoritária de seu pai, caí em desespero e prática o suicídio. Ora, a cena torna-se impreterivelmente necessária associá-la ao existencialismo, sobretudo às idéias de Sartre, uma vez que o filósofo enfatiza que o homem esta condenado a liberdade, que precisa assumir as próprias escolhas, posto que é responsável pela sua história. Com efeito, Neil, ao se descobrir que era o responsável pelas suas decisões, que nenhuma outra pessoa poderia salvá-lo de sua liberdade, por primeiro ele se angustia e vive num dilema profundo, pois seu pai o impedia de representar, em outras palavras, fazer sua escolha e, se o fizesse, bateria de frente com o seu pai. Angustiado, cai em desespero e não tendo equilíbrio suficiente para escolher a vida, escolhe a morte. O personagem Neil ao escolher a morte, não deixou de escolher em liberdade, pois a morte foi uma escolha: a de deixar de existir..
Observamos ainda na cena a capacidade humana de acabar com a vida humana, isto é, quando a sua liberdade é cerceada. Podemos entender o porque muitas pessoas em momentos de regimes autoritários, mesmo sabendo que suas idéias podem levá-los à morte, não se amedrontam e difundem suas idéias, de maneira cada vez mais intensa. Quando o personagem escolhe a morte, diferentemente de Sócrates que afirmava ser bom a morte, porém que não era justo praticá-la com sua própria mão, o jovem toma uma posição compreensível ao existencialismo que entende que o homem ao se perceber responsável pelo que é, que está desamparado no mundo e ninguém pode salvá-lo dessa situação, está, também, sujeito ao “suicídio” ( essa conclusão é baseado na leitura que faço acerca de Sartre), Porém, num determinado aspecto, o jovem igualmente a Sócrates, entrega sua vida pelos seus ideais, uma vez que a cena pode muito bem sensibilizar um pai a não ser semelhante ao pai do personagem; nesse sentido, a atitude do jovem engaja a toda a humanidade a lutarem por seus ideais, e, os pais, a entenderem melhor as vontades e desejos de seus filhos. Assim, a liberdade humana é o que o homem tem como riqueza imprescindível, pois se ele a negar, mesmo assim, tal atitude será fruto de sua liberdade. Portanto, é possível afirmar que a liberdade se manifesta na construção de um ser e, a saber, associa-se a um ideal que pretende engajar a toda humanidade, no caso da cena do filme, o de ser livre para escolher o que ser na vida.
1 ) Elabore um texto dissertativo ( argumentativo ) tendo como referência ( sugestão ) as questões apresentadas a seguir.( Você tem autonomia, se assim o quiser, de escolher uma delas e aprofundar seu texto )
  • Analisar o formato da proposta educacional da escola.
  • Analisar a relação professor e aluno, professor e escola.
  • Descrever o comportamento da família e escola, família e aluno.
  • Qual a diferença entre o conhecimento baseado na aprendizagem mnemônica e aprendizagem voltada para construção do sujeito.
  • Qual o significado da cena dos garotos andando na escuridão com uma lanterna?
  • Qual é a representação da entrada na caverna durante a noite?
  • Qual o significado dos garotos subirem nas carteiras e o professor observar pela fresta da porta?
  • Quebra de barreiras impostas pela sociedade, família e instituição.
  • Limites que o professor deve respeitar entre cumprir as normas da didática convencional e mostrar novos caminhos possíveis aos alunos.
  • Novas possibilidades e visualizações acerca do mundo.
2 ) O filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, mostra claramente o papel de aparelho ideológico que a escola assume, Naquela escola considerada o “padrão” da época, ordem , disciplina, eram usados no sentido de coibir a expressão e a valorização do pensamento livre.Com base nas informações do texto abaixo e em seus conhecimentos sobre o autor Michel Foucault, que tipo de relação ( aproximação ) pode-se perceber entre as características educacionais( culturais , político-pedagógicas ) daquela escola e o pensamento do Filósofo Foucault em sua Obra ( Vigiar e Punir ).
( Cena do Filme : Sociedade dos Poetas Mortos ) ( panóptico )
O poder em todas as sociedades está ligado ao corpo. É sobre ele que se impõem as obrigações, as limitações e as proibições. Daí surge à noção de docilidade, o corpo dócil pode ser submetido, utilizado, transformado, aperfeiçoado em função do poder. Partindo de tal pressuposto, a disciplina é um meio pelo qual se consegue ao mesmo tempo ordenar e tornar útil os indivíduos aos quais ela é imposta, para determinadas atividades, ou como ele se refere a essa idéia, “docilizar” e “adestrar” ou ainda “fabricar” tais indivíduos com determinado propósito. A distribuição dos indivíduos no espa Os meios pelos quais se impõe a disciplina são: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame, e mais uma vez não é difícil contemporaneizar tais meios. Há, no entanto uma diferença notável. A de que a disciplina não vai funcionar nessas sociedades somente como um poder de coerção para a fabricação de indivíduos dóceis, mas um poder que se propõe fundamentalmente fabricar uma sociedade normalizada. O que vemos novamente é uma estreita ligação dessas relações, no que se observa que vivemos numa sociedade panóptica.ço é o primeiro passo da disciplina. É preciso separar os corpos, mas torná-los visíveis para a observação. Em termos de educação da época, são múltiplas e variadas as disciplinas impostas nos exércitos, nas escolas, nos conventos e nas fábricas. Mas, de um modo geral, o elemento básico visa à distribuição hierárquica dos indivíduos dentro do espaço social. Esse sistema é o quadriculamento, no qual cada um se define pelo lugar que ocupa na série.
http://www.youtube.com/watch?v=MVSx0N9InJo&feature=colike

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