O psicólogo americano Leonard
Eron, em 1960, entrevistou 835 crianças em Nova York e observou o papel da TV
em sua existência. Ele viu que, quanto mais programas violentos assistiam, mais
agressivos eram. Em 1971 e em 1980 ele entrevistou o grupo de novo e verificou
que muiitos daqueles que tinham sido cosumidores vorazes de violência na TV
tiveram comportamentos hostis na adolescência e como adultos. Quanto mais
agressivos eram aos 8 anos, piores tendiam a ser aos 20 e aos 30,
protagonizando um maior número de prisões e condenações. (Rev. Super interessante-Ago/99).
Novela das sete fez merchandising "collorido":
Euclydes Marinho, autor da
novela "Andando nas Nuvens", da Rede Globo, não satisfeito com os
três personagens com o nome de sua mulher, Lilibeth Monteiro de Carvalho, que
por sua vez, já foi mulher do ex-presidente Fernando Collor de Mello, criou
dois personagens com os nomes dos filhos de Lilibeth com o ex-marido, Arnon
Monteiro e Joaquim Pedro. Até aí, não há lei que impeça autores de novela
colocarem nos seus personagens os nomes de seu agrado, se não existisse por
trás destes nomes, interesses além das 'nuvens':Fora da TV, Arnon Affonso de
Mello Neto é presidente do CSA, e a novela fez um merchandising do clube, onde
numa cena, Alex (Otávio Augusto) aparece ouvindo um radinho de pilha, vestindo
a camisa do time alagoano (CSA) e comemorando um gol enquanto diz que "o
CSA é o maior time do Brasil". (Folha de São Paulo - 20/10/99)
Chucky & Maria João da Uga Uga!
Confirmado: a personagem
Maria João (Vivianne Pasmanter), da novela Uga Uga!, foi mesmo inspirada em
Chucky, o brinquedo assassino!(Revista
Época-28/08/00)
Referências:
- Os Teledependentes -
M.Alfonso Erausquin - Summus Editorial - S.Paulo - 1980
- A Criança e a Televisão
- Luiz Teixeira - Ed. Loyola - S.Paulo - 1985
- Educação e Manipulação -
Franz-Dietrich Poelert - Alemanha - 1988
- Oralidade, escrita,
visualidade - Meios e modos da construção dos indivíduos e das sociedades -
Perturbador mundo novo, apud Televisão e criança: um binômio
incompatível - E. Samain - Unicamp - 1993
- Revista
Superinteressante - Editora Abril - Junho/99.
Real Perigo
"A primeira vez em que vi uma explicação dos
poderes da tecnologia de comunicação subliminar foi num episódio da série
policial Columbo. Depois, vi filmes como They Live, do Carpenter, só tratando
da manipulação subliminar, até chegar no Arquivo X, no episódio
"Senha", no qual são abordados os subliminares governamentais."
Flávio Calazans
Hoje com a atual tecnologia existem sofisticados aparelhos subaudíveis/visuais,
ondas de rádio, etc...que fazem o experimento de Jim Vicary parecer brincadeira
de criança. As mensagens subliminares são empregadas para ensinar idiomas
enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger Presidentes da
República. Existem grandes empresas que colocam vírus nos computadores que
fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como "trabalhe mais
rápido", para aumentar a produtividade dos empregados. Também
supermercados instalam som ambiente com frases "sou honesto" e
"roubar é errado", a fim de reduzir os índices de furtos entre os
clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações
financeiras.Nem todo o subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes, os subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e traumas psíquicos.
Cores
Coca-Cola = preto e vermelho, onde preto indica abafado e o vermelho calor, então, abafado + c+ calor dá a sensação de SEDE.alor dá a sensação de SE
Mc Donalds = amarelo e vermelho, onde o amarelo indica vazio e o vermelho calor, então vazio + calor sugere FOME (também sede) de comida quente
http://www.calazans.ppg.br/home.htm
http://www.geocities.com/edsonkb/
http://www.geocities.com/Area51/Hollow/8261/sublim.htm
http://www.geocities.com/Brodway/Wing/6556/index2.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário