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quarta-feira, 6 de junho de 2012
A importância preponderante dos problemas filosóficos Frente a qualquer outro elemento da filosofia como um todo.
Fábio Valverde
Marcio Tadeu Girotti (orientador)
Palavras-chave: metodologia, problematização, paradigma, dialogicidade, mídias, espanto, sensibilizar.
Propomos a reflexão e investigação, sobre uma ação pedagógica que leve em consideração o método dialógico como fator organizacional de criação de situações de aprendizagem no ensino de filosofia, na qual o professor deixa o seu papel mero transmissor de conteúdos e passam a desempenhar, lado a lado com seus alunos, olhares novos sobre o cotidiano social, político e econômico que estão inseridos.
Nesse processo, a interação (cooperação) entre professor e alunos é fundamental para o desenvolvimento das atividades de ensino dialógicas. Se, na abordagem tradicional o professor se coloca em um pedestal de autoridade, afastando-se do contato direto com os alunos, propomos que o professor ao revisitar sua prática didático-metodológica, também possa continuar a aprender. Construindo com cada turma e dentro de cada realidade vivida pelos estudantes, à aproximação dos jovens a temáticas filosóficas antes tidas como distantes e pouco interessantes.
Consideramos como item preponderante para a presente pesquisa, que além de levar em consideração a realidade daquele determinado grupo de alunos, que o professor possa analisar e verificar caminhos diferenciados que sensibilize os alunos para a tarefa de investigação e problematização da filosofia. Neste ponto, procuramos ao longo a pesquisa investigar técnicas didáticas amparadas nas novas tecnologias de mídia, pois acreditamos que fazem parte do cotidiano dos jovens estudantes desta geração, e acabam fornecendo amplas situações positivas na prática pedagógica do professor.
O cinema e as ferramentas modernas da informática fornecem importantes contribuições interativas, visuais e rápidas para estabelecer uma relação entre a teoria e a realidade, permitindo a compreensão dos fenômenos sociais, econômicos e comportamentais e desta forma reinterpretar modo de pensar essa realidade.
Bibliografia:
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