quarta-feira, 6 de junho de 2012

Atividades 3 º Ano E.Médio


AÇÃO HUMANA E RESPONSABILIDADE

Um jovem de 18 anos que passou milhares de horas a jogar Grand Theft Auto (GTA) um vídeojogo considerado violento, matou três polícias na localidade de Fayete Alabama nos Estados Unidos. 

Se existem diferentes fatores que determinam o comportamento humano então como devemos considerar aquilo que fazemos?
Na análise que fizemos em aula, grande parte daquilo que fazem os seres humanos é determinado por condicionantes físico-biológicas e condicionantes socioculturais. Assim do ponto de vista filosófico, trata-se de saber quem é o autor  e responsável das ações que praticamos. Veja-se o exemplo do documentário já de seguida.
O que temos em mãos é que a análise do problema do livre arbítrio, obriga-nos a esclarecer devidamente dois conceitos que estão associados ao problema de sabermos se somos livres ou determinados no que fazemos.

Se não somos nós os autores daquilo que fazemos (por exemplo ir à escola, comer, dormir, entre outros) embora sejamos nós a realizar essas atividades será que podemos chamar a essas coisas que fazemos «ações»? Ou temos de guardar esse conceito – ação- para algo diferente? E o conceito de «responsabilidade»? Posso ser considerado responsável por algo que não foi determinado por mim?

Podemos considerar a  morte dos três polícias  uma acção do jovem ou  um acontecimento determinado por acontecimentos anteriores ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant

O Conceito de “Esclarecimento” Segundo Kant  Immanuel Kant escreve um artigo tentando responder a pergunta “O que é  esclarecimento ?”...